segunda-feira, 12 de maio de 2014

Fatos que eu gostaria de saber quando comecei a me interessar por perfumes

É com prazer que escrevo hoje com meus queridos colegas que falam sobre perfumes (links no final) sobre o tema acima descrito. São olhares diferentes sob o mesmo tema, cada um com suas particularidades, fato que torna tudo mais interessante.

Falaremos sobre os fatos que eu gostaria de saber quando comecei à me interessar por perfumes, idéia muito pertinente do Dênis, do 1 Nariz. Fatos que se conhecidos não me fariam cair em roubadas desnecessárias. Coisa de marinheiro de primeira viagem no mundo perfumístico...

Vem comigo...

Pagar caro pelos cheirosos


Sim meus amigos... já paguei muito caro por perfumes que na verdade nem eram tão caros assim. Vou explicar: quando comecei a me interessar por perfumes importados, na adolescência, pegava minha modesta mesada, juntava por meses a fio e ia comprar perfume importado no shopping. Nem me dava ao trabalho de pesquisar se estavam em promoção. Não conseguia comprar um perfume só e muito menos comparava os preços em outras lojas. Não tinha noção de lojas online nacionais e internacionais (acho que nem existiam na época) e não havia o leque para pesquisa de preços que temos hoje em dia. Moral da história: eu pagava muito caro pelos meus cheirosos.


Desconhecer famílias olfativas e notas


Não sabia que notas e que famílias olfativas me agradavam. Escolhia tudo pelo "cheirômetro". Ia cafungando trocentos perfumes até encontrar um que me agradasse. Piorou quando comecei à comprar perfumes online no escuro. Já comprei cada bomba que vocês não tem idéia. Hoje sei quais são as famílias olfativas e as notas que me agradam, fato que poupa meu tempo e meu bolso, já que vou direto naquilo que gosto e não gasto dinheiro à toa em compras furadas no escuro.




Não haviam redes sociais


Quando entrei no Orkut, entrei para a comunidade "Apaixonados por Perfumes" e conhecí muita gente bacana que me ensinou muito sobre perfumes. Fui aprendendo sobre famílias e notas olfativas, fui apresentada à perfumaria de nicho e conhecí perfumes maravilhosos nos Orkontros perfumados. Participo até hoje dessa comunidade, ainda no Orkut (firme e forte) e no Facebook. Conhecí também a Fragrantica, comunidade internacional e fórum para discussão e pesquisa sobre perfumes.

Entrar em contato com pessoas que amam e que conhecem perfumes foi um divisor de águas para minha paixão.



Desconhecia (ou não haviam?) blogs especializados sobre perfumes


Hoje em dia temos muitas ferramentas para conhecermos o mundo da perfumaria. Inúmeros blogs de qualidade, nacionais e internacionais estão aí para aprendermos um pouco mais e conhecermos novos perfumes. Antigamente não dispunha dessa ferramenta para pesquisa e aprendizagem.

Entrei em contato com blogs como o da da Elizabeth Casagrande (o maravilhoso Perfume Bighouse) e Rosa Negra, que sempre foram inspiradores. Aos poucos foram surgindo outros que foram enriquecendo meus conhecimentos sobre perfumes.


Espero que tenham gostado! Seguem abaixo os links dos colegas com suas considerações sobre o mesmo tema. Confiram!

Carla, do Pimenta Vanilla 
Elisabeth Casagrande, do Perfumes Bighouse 
Vanessa, do Van Mulherzinha
Dênis, do 1 Nariz 






20 comentários:

  1. Menina eu vejo em você um cristal que brilha! Você reflete as luzes que evidencia. Isto é bonito. Obrigada pela referência. Existia uma certa solidão na blogosfera perfumística brasileira quando eu me encantei pelo trabalho da Rosa Negra, que foi a pioneira; e descobri que outros dois blogs em português eram escritos por brasileiras residindo na Europa. Atrevi-me a escrever o meu próprio blog, muito timidamente e gostaria na época de ter criado uma confraria, para aprendermos todos juntos. Este círculo que nasceu recentemente, os grupos nas redes sociais, do Orkut ao Facebook foram preciosos. Também no Twitter embora eu não seja muito de "twitar". Esta é uma constatação que não havia se concretizado na mente. Gostaria de mais amigos ao meu lado quando comecei a escrever sobre perfumes!
    Meu interesse sobre perfumaria...ah este vem de tanto tempo que é impossível pensar em coisas que eu deveria saber quando pequenina... Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Beth, fico lisonjeada pelo elogio. Seu blog foi e é uma inspiração para mim. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Tudo verdade. Já me meti em muita fria comprando no escuro! E não sei se eu era muito pobre ou muito pão-dura, mas sempre pesquisei muito valores. E outra verdade: a importância dos lindos Perfumes Bighouse e do Rosa Negra na minha 'formação', vamos dizer assim, de amante da boa perfumaria... Referências!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprar no escuro, trocar e "se dar mal" é quase um batismo. A gente aprende mais com erros do que com acertos. E obrigada meninas! ver tantos blogs lindos crescendo na rede é muito bom.O Brasil é um dos maiores consumidores de perfumaria do mundo. Ganha dos USA e dos países europeus. Apesar disto nós temos pouca tradição e"cultura" sobre perfumaria. O conhecimento da história, dos processos, das particularidades se restringe a um pequeno número de colecionadores considerando a população do país.Isto pode mudar se tivermos inúmeros blogs sérios e dedicados sobre o assunto. Mesmo os sites que se dedicam principalmente a venda podem contribuir fornecendo informações. Como é de praxe no exterior.

      Excluir
  4. Nem me fale Diana! Já comprei cada bomba... quem se dava bem eram minhas amigas, minha mãe e minha irmã... beijão!

    ResponderExcluir
  5. Ju,

    um apontamento tem aparecido com alguma frequência - o quanto gastamos a mais por conta do desconhecimento. Por outro lado, cada autor e autora tem destacado aspectos particulares interessantes. Amei essa referência ao trabalho dos blogs. De fato eles contribuem muito com a redução dos erros e o aumento dos acertos... òtima lembrança.

    bjs querida.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza Dâmaris! Blogs são uma ótima referência e fonte de pesquisa, quando tenho dúvidas sobre algum perfume sempre recorro à eles. Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Ju, menina, verdade o lance do "cheirômetro"! Me identifiquei total! Por sorte não comprei nenhuma "bomba", mas podia ter evitado alguns não tão queridos. E, de fato, Perfume Bighouse e Rosa Negra são o começo de tudo.

    ResponderExcluir
  8. Van, abusei muito do "cheirômetro"... rsrs, e já me dei muito mal com algumas compras por pura falta de conhecimento. Big House e Rosa Negra são super referências... depois fui conhecendo outros blogs e viciando... Van Mulherzinha é leitura diária... amo! Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Cheirômetro foi ótima! Impressionante como aprendemos né. Quando entrei na APP orkut eu não sabia NADA, apenas gostava de perfumes. Fiquei anos só acompanhando os posts, não tinha coragem de conversar. Daí arrisquei a primeira troca...e assim foi. E eu troquei um Organza Indecence de 100 ml....passa a giletinha pra cortaosr pulsos, rsrsrs

    Agora com tantos blogs e visões diferentes, o conhecimento compartilhado aumenta muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Carla! Eu não entendia nada de perfumes, foi através das redes sociais que fui aprendendo, trocando experiências...
      Jura que você trocou um OI de 100 ml? OMG... rsrs
      Beijão!

      Excluir
    2. Guarda a giletinha pra compartilhar Carla, pois a inocente aqui, anos atrás, também trocou na APP um Organza Indecence e um Sicily por novidades que estão aqui até hoje... pelo menos fiquei com um pequeno decant do Sicily...Bjo

      Excluir
    3. Não posso falar nada, já mandei um Cristalle de 100 ml embora, um Initial EDP... não quero nem lembrar...

      Excluir
  10. Te garanto que não teve uma de nós que não passou pela 'Experiência Coiote". Tá ligada quando o Coiote armava alguma arapuca por Papa-léguas e acabava com uma bomba estourada na fuça? kkkkkkkkkkkkkkkk
    Já foi mais corriqueiro. Apre!
    bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk
      Adorei! "Experiência Coiote" demais Li! Ainda bem que passou... bjo!

      Excluir
  11. A maravilha da internet é essa, encontrar mais gente para se reunir em volta de um tema querido. Mas a da compra eu não tenho um oitavo da manha de muita gente aí, que manda ver nos sites gringos, desencava promoção e tudo mais. Não compro no shopping mas sempre fico a impressão que não to fazendo o melhor negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Dênis, agora sou meio rata com promoções e lojas internacionais, mas aproveito para comprar mesmo quando viajo, mas já 'penei' muito... kkkkkk

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  12. ah menina! que maravilhoso é poder contar com redes sociais e blogs sobre perfumes! como a internet é um meio agregador e disseminador de conhecimentos! você foi a pessoa que mais listou pontos interessantes dos textos. falou muita coisa que "estava em minha boca, tipo sair torrando grana com o q a gente nao conhece...rsotimo texto querida! beijao

    ResponderExcluir
  13. Cris, amei essa mesa redonda. É muito bacana ver os diferentes pontos de vista dos amantes da perfumaria. Obrigada! Beijão!

    ResponderExcluir